DESENVOLVER TALENTOS ONLINE | (85) 3393-1668

Disponibilizar Informação é Diferente de Ensinar

Disponibilizar Informação é Diferente de Ensinar

O que é Disponibilizar informação?

Ao lermos um livro, um jornal, uma revista, uma página na internet, ao ouvirmos um programa de rádio, uma música ou ao assistirmos a um programa de televisão ou um filme estamos em contato com a informação, pois o conteúdo presente nesses meios é informação.

Então… A informação é algo passível de ser transmitido, utilizado, manipulado e transformado.

Assim é possível levantarmos duas questões.

1) Qual é o papel da informação na aprendizagem online uma vez que esta oportuniza o acesso a uma quantidade muito grande de informações, bem como um acesso mais facilitado?

2) A simples disponibilização da informação é suficiente para que a aprendizagem ocorra?

E… Afinal… O que é a aprendizagem e como aprendemos?

Para Jean Piaget a aprendizagem em geral é provocada por situações externas ao sujeito.

A aprendizagem acontece quando há uma assimilação ativa por parte desse sujeito.

De acordo com o autor, toda a ênfase é colocada na atividade do próprio sujeito e penso que sem essa atividade não é possível uma didática ou pedagogia que transforme significativamente o sujeito.

Com essa afirmação, destaca-se a importância da ação do sujeito na aprendizagem atribuindo-se ao mesmo a responsabilidade pelo seu processo de aprender.

Se não houver, no processo educativo, espaço para que o sujeito possa agir sobre o objeto de conhecimento a fim de compreendê-lo, dificilmente ocorrerá a aprendizagem capaz de transformar esse sujeito.

Já, para Humberto Maturana aprendizagem é um ato de transformar-se, em um meio particular de interações recorrentes de forma simplificada.

Significa dizer que ocorre aprendizagem quando um ser vivo se modifica a partir de sua história de interações com o meio.

Ao trazermos o conceito de aprendizagem para o âmbito da mobilidade e do aprendizado online podemos questionar como essas modalidades provocam a aprendizagem dos sujeitos.

Aprender em um ambiente online implica em abrir as potencialidades que essas tecnologias oferecem.

Abrange ainda experimentar, relacionar-se, deixar-se provocar pelo objeto de estudo e pelo meio facilitador de estudo, agindo e interagindo com ele e realizando aproximações e distanciamentos necessários para que ocorra a significação do conteúdo, objeto do estudo.

A informação, tomado como fator externo perturbador, representa apenas um dos elementos necessários à aprendizagem.

Apenas disponibilizar a informação não permite em se atingir o objetivo da aprendizagem!

São fundamentais os processos como a ação e interação do sujeito sobre e com a informação de modo que o sujeito possa assimilar e acomodá-la.

Enfim adaptá-la, construindo uma nova estrutura mental ou ampliando as existentes para compensar a perturbação causada pela informação.

Então… O que é conhecimento e como conhecemos?

Para conhecer um objeto é necessário agir sobre ele.

Conhecer é modificar e transformar um objeto, compreender o processo dessa transformação e consequentemente compreender o modo como um objeto é construído.

O conhecimento é construído pelo sujeito que age sobre o objeto percebido interagindo com ele e as trocas sociais são condições necessárias para o desenvolvimento do pensamento.

O Portal Desenvolver Talentos tem como proposta trazer para o mercado esta proposta diferenciada através da disponibilização de um ambiente rico em recursos midiáticos, bem como capaz de prover toda a infraestrutura de TI e Segurança para o Professor Conteudista e os seus Alunos.

Disponibilizamos o Tutor online com papel de facilitador do processo de utilização da plataforma bem como canal direto entre aluno-professor.

O Professor Conteudista conta com o apoio na produção de conteúdo com qualidade utilizando-se ferramentas e softwares originais da ADOBE, GOOGLE, MICROSOFT entre outras com supervisão e orientação de Profissional de Design Instrucional Especialista em EAD.

Esta publicação foi realizada em formato de resenha do texto extraído do livro m-learning e u-learning de Amarolinda Saccol, Eliane Schlemmer e Jorge Barbosa da Editora PEARSON.

Desejo muito SUCESSO a Todos e a Todas.


 Visite nossa Fanpage. 


Deixe um comentário

Sua Participação Relevante é muito importante!
avatar
  
smilegrinwinkmrgreenneutraltwistedarrowshockunamusedcooleviloopsrazzrollcryeeklolmadsadexclamationquestionideahmmbegwhewchucklesillyenvyshutmouth
Foto e arquivos de imagem
 
 
 
Arquivos de Áudio e Vídeo
 
 
 
Outros tipos de arquivos
 
 
 
  Inscrição  
Notificação de
Loading...
X
X